quarta-feira, 9 de abril de 2008

Rod Stewart no RJ - análise

A volta do coveiro valeu a pena?Como eu prometi, fui no show do velho rockeiro Rod Stewart no RJ, sábado dia 5/4, e trago minhas impressões pra vcs, como fiz com o (ótimo) show do Ozzy.

Cheguei na Rio Arena (ou HSBC Arena) pontualmente, faltando 5 minutos para começar o show. Calma, eu não sou nenhum louco que chega na hora do show e quer pegar a grade xD. Os assentos eram numerados, por isso a possibilidade de chegar na hora certa. Como o público do Rod é mais adulto, rico (os ingressos chegavam a 500 reais) e mais velho, todos foram de carro à apresentação, portanto as vias de acesso ao local estavam todas congestionadas. Tive que saltar e ir a pé, correndo, para não chegar atrasado.

Tomei meu lugar na cadeira VIP da pista, e esperei o show começar. O show começaria às 22:00h, mas mr. Stewart só apareceu no palco com 10 minutos de atraso, após vídeos no telão e um trailer de cinema do fícticio The Rodfather, indicando que Rod ainda era um dos grandes cantores do mundo. Mas o que se viu não foi isso.

O show

Com a música It's a Heartache cover de Bonnie Tyler , Rod Stewart abriu a noite, emocionando todos os presentes. O cantor mostrou logo os sinais do cansaço: não parava de enxugar o suor com um pano, e não se movimentava muito pelo palco. Esquisito ver alguém que já foi um dos pilares do rock tão parado daquela maneira, mas tudo bem, afinal seu carisma continuava intacto. Interagiu bastante com o público, acenando para os fans e chutando diversas bolas de futebol que ele tinha à disposição para essa finalidade, todas autografadas por ele. Mas ele não chutou nenhuma na minha direção =[

Rod, que ainda fez um intervalo no meio da apresentação, mostrou que sua clássica voz rouca ainda é potente, e fez o show sem maiores dificuldades.

A banda
A sua banda era muito competente também. Os músicos não tinham uma técnica exatamente impressionante, mas levaram bem o show. Destaque para o guitarrista, que tirou uns solos bonitos, embora simples.
Mr. Stewart mostra que é malandro e se cerca de mulheres no palco também. Sua tecladista, saxofonista e violinista eram lindas, e muito talentosas. Palmas para a violinista, que cantava no backing vocal também, e para o próprio trio de backing vocals, que fizeram duetos com Rod durante o show.
O baterista, embora bizarro (o cara tocou cercado por uma espécie de redoma de vidro o show inteiro, wtf??), mostrou a que veio durante um longo solo de bateria, muito aplaudido.
Enfim, a banda toda era de qualidade. Eles definitivamente não foram o maior problema do show, que foi...

A platéia
Composta em sua maioria por pessoas de idade e com dinheiro, a platéia definitivamente travou o show, impedindo que fosse mais animado. Nem músicas mais rápidas como Young Turks agitaram o pessoal, que parecia anêmico. Alguns até ficaram sentados o show inteiro, embora a grande maioria das pessoas estivesse de pé.A platéia também só marcou presença nas músicas Sailing e Have You Ever Seen the Rain (cover de Creedence Clearwater Revival). Esta aliás, foi a que mais teve participação do público.
Todos me olhavam como se eu fosse um louco, por estar pulando e vibrando xD

Concluindo
Apesar de tudo, Stewart mostrou que ainda é capaz de fazer um show sólido, e até mesmo emocionante. Foi um show longo, mas não com a vibração que o rockeiro tinha antes. Aliás, nem rockeiro ele parece mais. Um cantor que envelheceu junto com seu público em todos os sentidos, o que explica a presença mínima de jovens da platéia. Pena, pois um cara de sua importância (foi aclamado por Jeff Beck e Jimmy Page no passado) deveria ter sua música ouvida mais pelas novas gerações. Ainda assim, ao final do show todos estavam com gostinho de quero mais.

17 comentários:

iti disse...

Cara, massa seu blog..curti msm..
de uma passa pelo Iti Martins

Thiago Borges disse...

Putz, cara...
Cê foi num show histórico desses? *_*

Parabéns!

Show mais importante que eu fui foi do Silverchair
hsahusahusuhashuauhsauhs

abraços

Marcos Costa Melo disse...

Boa descrição do show e quanto ao ritmo e a aparência são inevitáveis, o tempo passa, o negócio é se adaptar a ele, mas é, sem dúvida, um grande artista e você conseguiu captar bem isso e transparecer no texto.

abs

July disse...

Ahh eu queria ir num show desses!!

parabén pelo blog, muito bom!!

Heyy Rod está velho...num dá pra ter uma ótima performance! dá um desconto!!

Lopezz disse...

de fato o Rod ta velho, sim..

eu refleti sobre isso e cheguei à conclusão de isso n serve como argumento, já que o Ozzy Osbourne, mesmo com 60 anos e uma vida desrregada nas costas, fez o show dele firme e forte, correndo pelo palco e tudo mais...

mas vlw pelo comentário =D

Anônimo disse...

gostei muito do teu blog, vi teu comentario no meu e vim lgo aki!
seu blog tem qualidade e fala de musica de um jeito diferente em relação aos blogs de musica q tenho visto na "blogosfera"!

tow ateh te linkando!

gosto de algumas musicas de rod stewart, mas n conheco muita coisa, acho q me apeguei demais as musicas brasileiras!

abração man!
belo blog!

Fabio Bustamante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabio Bustamante disse...

ae cara, esse blog e muito bom, pra quem gosta de rock(como eu) e um otimo conteudo, estive vendo o blog, e aprendi algumas coisas sobre o rock, vou ver mais este blog, gostei da sua ideia de ir num show e dizer o que achou! vc me deixou com vontade de ter ido neste show!!!!!

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Thaíssa Vasconcelos disse...

Ai ai...queria ir tbm...=.

Flávia Lago disse...

Aí que inveja. queria muito ter visto.
Ele cantou the way you look tonight?
AmoOOo?
Poxa, nem viste o nando, né?

Parabéns por ter ido.
Beijos

Lopezz disse...

Flávia, ele não cantou essa música...
Assim como não cantou Forever Young =[

esse foi o set list do show:

You wear i well
Sweet little rock and roller
This old heart of mine
First cut is the deepest
Some guys have all the luck
Tonight is the night
Have you ever seen the rain
You're in my heart
Reason to believe
Young turks
Passion
Da ya think I'm sexy
Losing you
Sailing
Father and son
It's a heartache
Have I told you
Babe jane
Having a party
Stay with me
Hot legs
I don't want to talk about it
Dirty old town
Maggie may
Twistin' the night away
I was only joking

Spartan1590 disse...

Boa Thiago!
Ótimo review do show
tamos aew
abraço

Jચąர Cąરl૭ş disse...

muito massa msm seu blog, parabéns!!

Anônimo disse...

Putz. Queria ir no show do Ozzy e não fui. Queria ir no show do Rod e também não fui.

Young Turks conheçi no jogo GTA, é uma das minhas músicas preferidas.

Uma pergunta que não quer calar!
Aonde fica esse HSBC Arena?????

vlew.

Lopezz disse...

abutre (que nick hein cara? xD)

a HSBC Arena fica na Barra da Tijuca, no RJ capital

é um dos estádios construídos para o Pan, um ginásio poliesportivo pra ser mais específico

como n tem mais jogos lá, foi privatizado para o HSBC e virou uma (ótima) casa de shows ;)

vlwww e obrigado pelo acesso

Anônimo disse...

deve ter sido mt bom esse show!
rod nao ta mais melhor de sua forma, mas sua musica eh melhor q a maioria das coisas q existem por ai...
eh o tipo de show q eh facil de gostar msm sem conhecer direito as musicas. e pelo q eu vi, o show foi grande, q legal!

Anônimo disse...

um artigo muito bem feito, interessante. parabéns ao criador do blog, muito melhor do q eu imaginava, principalmente pela atenção aos detalhes e pela complexidade dos assuntos discutidos