domingo, 13 de abril de 2008

Discos para conhecer o hard rock

Salve pessoal,

Como o objetivo do nosso blog é justamente difundir conhecimento musical entre as pessoas, resolvi fazer uma lista com os discos principais do hard rock, para que esse estilo chegue a mais gente. Esse é o primeiro post de uma série que nós faremos, com os principais álbuns de cada estilo do rock. Para alguns a lista talvez pareça óbvia, mas como ninguém nasceu sabendo, é sempre bom indicar estes álbuns clássicos.
Outra coisa: por ser pequena, a lista com certeza é injusta. Muita coisa boa não foi incluída, mas ainda assim, transmite uma ótima noção do que foi o hard rock. ;)
Quem quiser mais indicações, pode pedir nos comentários, que eu farei com prazer.
Chega de papo, vamos à lista:

Van Halen - Van Halen (1978)

Quando os irmãos Edward e Alex Van Halen resolveram trocar entre si a bateria e a guitarra, não tinham idéia da importância daquele caminho por onde iam. Fundaram o Van Halen, e deixaram sua marca na música logo com este impressionante disco de estréia. Os riffs de Eddie e Roth imprimem ao álbum uma característica vibrante. Das buzinas de carro que anunciam Runnin' With The Devil à arrasadora On Fire, o disco é uma mistura insuperável de elegância sonora e letras lascivas. Destaque para o show particular de Eddie Van Halen em Eruption. Sem dúvida um clássico do hard rock.


AC/DC - Back In Black (1980)
Esse álbum pode ser considerado um dos pilares do hard rock, pois captura toda a essencia do mesmo em todas suas 10 faixas. Os sinos que anunciam a intensa Hell's Bells já mostram o poder de imersão deste disco. Esse foi o primeiro trabalho da banda com o vocalista Brian Johnson, após a morte de Bon Scott. Mas ao invés de fazer um álbum sombrio, os australianos optaram por fazer um disco vibrante, divertido e intenso, nas raízes do puro hard rock.

Os riffs dos irmãos Young marcam Back In Black, e aliados ao vocal competente de Johnson, eternizaram as músicas do cd, como a própria Back in Black, You Shook Me All Night Long e Shoot to Thrill. Ainda encontraram tempo para alfinetar os críticos do rock, com Rock and Roll Ain't Noise Pollution. Essencial.



Guns N' Roses - Appetite for Destruction (1987)
Se eu fosse definir esse álbum em 2 palavras, seriam "obra prima". Esse foi o primeiro trabalho do Guns N' Roses, e foi logo o que catapultou a banda para a fama mundial. O disco, que continua sucesso de vendas até hoje, curiosamente não foi um sucesso imediato. Apenas depois que o clipe de Welcome to the Jungle passar na MTV às 4 da manhã em um domingo, que os fans de rock começaram a pedir o vídeo em massa. Também rendeu à banda o título de "mais perigosa do mundo", após 2 fans morrerem em um show da turnê de Appetite.

O sucesso se deve aos vocais diferentes de Axl, aos riffs geniais de Slash e às músicas, todas incríveis. Algumas foram eternizadas, como Welcome to the Jungle, Sweet Child O' Mine e Paradise City. Toda a vulgaridade obscena e a postura cool do Guns está contida nesse disco, cujo sucesso a banda jamais conseguiu igualar. Um fenômeno do hard rock.


Bon Jovi - Slippery When Wet (1986)
O terceiro álbum de estúdio do Bon Jovi, e o que os lançou definitivamente nos EUA. Slippery apresenta a banda em sua melhor forma, ou seja, no auge de sua fase hard rock. E rendeu para eles diversos discos de platina. Pode-se dizer que com esse álbum o Bon Jovi conseguiu o que até então era impensável: atrair as mulheres para o hard rock.

A energia de Jon mesmo nos vocais mais agudos, as letras facilmente identificáveis e os sintetizadores com melodias contagiantes contribuíram para o estrondoso sucesso do álbum. O guitarrista Richie Sambara solava fantasticamente, e imprimiu essa característica marcante no disco em músicas como Wanted Dead or Alive, Let it Rock e Livin' on a Prayer, todas clássicos do hard rock. Definitivamente, esse álbum é um dos frutos mais doces do gênero.


Kiss - Alive! (1975)
O Kiss passava por dificuldades. A banda não estava tendo bom retorno financeiro, apesar de toda a sua teatralidade e pirotecnia no palco. A gravadora deles ia mal e o futuro era incerto. Eis que a banda lança Alive, e toda a situação muda. Os shows lotavam e as vendas iam muito bem, obrigado. Não é difícil entender o motivo do sucesso. As letras divertidas e os riffs de guitarra criaram verdadeiros hinos não só do hard rock, mas do próprio rock n' roll. É difícil encontrar alguém que não conheça Rock and Roll All Night e Strutter.


Supostamente, o álbum foi gravado ao vivo. Então pode-se dizer que os fans se desapontaram quando descobriram que a banda havia feito tudo em estúdio, e inserido os barulhos da platéia. O Kiss argumentou que só fizeram isso para corrigir erros e deixar a experiência mais divertida. De fato, eles conseguiram. Não importa como: Alive! é um álbum divertido e sólido, uma pérola do hard rock.


Black Sabbath - Paranoid (1970)
Ao contrário do que a maioria pensa, Black Sabbath não foi uma banda de metal, nunca se consideraram isso. Mas é inegável que seu trabalho pavimentou o caminho para o gênero. Paranoid, segundo álbum da banda, é talvez o disco do BS que mais se destaque nesse sentido. Os riffs intensos e objetivos de Tony Iommi, juntamente com os vocais únicos de Ozzy e a percussão mais lenta, deram um tom sombrio ao álbum, garantindo à banda o título de "pais do metal".

A música War Pigs originalmente dava nome ao disco, mas a gravadora trocou o nome para Paranoid devido à proximidade com a guerra do Vietnam. As músicas Iron Man, Paranoid e War Pigs são consideradas clássicos do metal. Também pudera, a banda é legítima representante do hard rock cru e pesado, que se fundou as bases para o metal, e justamente por isso esse é um dos álbuns mais importantes não só do hard rock, mas de todos os tempos.



Led Zeppelin - IV (1971)
Primeiramente: tudo do Led Zeppelin merece ser ouvido. Só que no meio de tanta coisa boa, um trabalho se destaca: o quarto álbum de estúdio do Led. O disco é o terceiro mais vendido na história, com 23 milhões de cópias vendidas apenas nos EUA, e consagrou o Zeppelin como uma das bandas mais importantes que já existiram. Para isso nem precisou de um nome oficial. O guitarrista Jimmy Page se refere ao álbum como "o número quarto, só isso".


O disco apresenta toda a genialidade de Page na guitarra, assim como de Robert Plant nos vocais, únicos na época. Entre as faixas, destaque para Black Dog, Rock and Roll e para a antológica (e linda) Stairway to Heaven. Houve até um movimento que pedia essa música como hino nacional dos EUA. Com uma sonoridade incrível, o disco arrebentou nas paradas de sucesso pelo mundo afora, e até hoje suas músicas marcam presença nas rádios de classic rock. Sem dúvida um dos mais importantes, senão o mais importante, discos do hard rock e de toda a música. Um álbum genial e essencial.

33 comentários:

Ana Savini disse...

Bem bacana sua seleção.
Mas o Bon Jovi eu deixaria de fora...

http://lehipopotame.blogspot.com/

Volúptas disse...

Eu conheço pouco sobre alguns e gosto muito, um estilo bem rico e bem feito.

valeu

by voluptas

Anônimo disse...

Muito bom esse post!

Gosto de quase todas essas bandas, só não gosto do Led. E tenho o Alive do Kiss e o Appetite do Guns, que para mim é o melhor.
Aliás, GN'R é a melhor banda d ahistória do Rock.

Abraço!

Anônimo disse...

Boa seleção cara,mas eu botaria tambem Runnin' Wild do Airbourne.

Valeu

Werther HP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabio disse...

mt loka essas bandas, a unica q eu nao curto mt tbm eh led, o resto eh animal(rock zoo! sshasahsuhau)

abç

www.bardosmoke.blogspot.com

Unknown disse...

hcdMuito legal o blog. Sou Fã do Guns N' Roses, Ouço muito Pink Floyd, Metallica, Led Zepellin...

Um abraço

http://eubemaqui.blogspot.com/

Yura-chan disse...

gostei::. ^^

ED CAVALCANTE disse...

CARA, BON JOVI E GUNS JUNTO COM ESSAS PÉROLAS DO HARD ROCK É PRA MATAR, UM VERDADEIRO SACRILEGIO! EU ACRESCENTARIA O JUDAS E O DRI!

‹‹ Βαbі ›› disse...

Bon Jovi... muito bom xD

Lopezz disse...

difícil agradar gregos e troianos, realmente

mas quem fala do Bon Jovi com certeza só conhece a fase mais pop da banda, que é a atual. Na época de Slippery When Wet, eles eram sim legítimos representantes do hard.

Judas Priest é uma ótima banda, mas puxa bem mais pro metal, com certeza.

Não são os discos essenciais do hard rock. São discos para CONHECER o gênero. Existe diferença aí sim. ;)


valeu pessoal, obrigado pelos comentários

Thiago Borges disse...

Bon Jovi - Slippery When Wet (1986)

Cláááááááááássiiiiiiiiiicooooooooo

Meu preferido da lista *_*

Bon Jovi sempre muito bom ^^

abraços

Fabio Bustamante disse...

passa la no FD, vai no canto direito da pagina, onde ficam os selos, os tres mais novos(que estao acima), podem copiar, pois indiquei este blog!

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Fabio Bustamante disse...

selo award blogs favoritos 2007, selo certificado e selo de garantia

Lucas Oliveira disse...

legal seu blog...

bon jovi é um cantor e tanto!

curto pouco rock, mas quando curto, geralmente os rock são bons!

abçs

http://lucasjdeoliveira.blogspot.com/

Fabio disse...

vo volocar seu link tbm

www.bardosmoke.blogspot.com

Anônimo disse...

Claro que pode, fique a vontade!
Fico feliz de ter gostado!


www.hikaridream.blogspot.com

July disse...

Ahh gosteei excluiria ACDC, mas o resto té perfeito!!

;D

bom gosto moço!

LETÍCIA CASTRO disse...

Tenho uns três, mas tudo vinil! Vou "digitalizando" aos poucos...

Lopezz, vamos trocar os links então? Já pus o teu lá no Babel.com, falou?

http://babelpontocom.blogspot.com/

Abraços!

Letícia

Tom Coyot disse...

Porque vc não coloca a capa censurada do Appetite for Destruction?

Fabio Bustamante disse...

excelente seleção, e pra mostrar que esse blog e bom mesmo, tirei essa conclusao lendo essa postagem, ein! todo dia passo aqui pra conferir as novidades, e cada dia esse blog melhora mais! parabens a equipe de vcs!

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Markinhos Wylde Hammett disse...

aee cara curti pra porra se blog

passa no meu laa

quem sabe vc nao queira fazer parceria


http://sorockeiros.blogspot.com/

falow

LETÍCIA CASTRO disse...

Jóia!!! Obrigada, Lopezz!

É uma profissão muito maluca, sim, mas fascinante, vc iria gostar.

Abs. e sucesso!

Letícia

Anônimo disse...

otima lista.

Só tem fera



Abraço

Mario Henrique disse...

eu particularmente não curto mto o rock pesadãoo e tal..
mas o blog em si é mto bom..
noticias..fotos..etc..

legal msmo..

http://esfiha-berta.blogspot.com

Panizzi disse...

curto o black in black.

J. Bauerfeldt disse...

mto bom o blog
entre no meu tb e comente :)
http://jmstv.blogspot.com/

Paulo Fontes disse...

e legal msm, kra n sei se vc jah ouviu, depois procura no youtube ill nino, e mais novo mas e mt bom

Coragem, o Cão Covarde disse...

Não concordo com essa sua classificação. Bon Jovi e Black Sabath não são bandas de hard rock. Ainda que Ozzy não goste, o Black foi uma banda de heavy metal, a pioneira. E o Bon Jovi é pop. E vc esqueceu dos maiores expoentos do autêntico hard rock: Aerosmith.

Lopezz disse...

Bon Jovi é pop AGORA.
Pega Slippery When Wet. Ouve. Impossível não classificar aquilo como hard rock.

BS é a transição de hard para metal. Mas na minha opinião não pode ainda ser considerado metal. Tem uma sonoridade crua que puxa muito mais para o hard do que para metal, onde as músicas são mt mais bem trabalhadas.

Sim, Aerosmith é uma das muitas bandas que deveriam estar nessa lista, mas não estão devido ao tamanho da postagem. Assim como Deep Purple, Foghat...

obrigado pelo comentário ;)

Leandro Ramos disse...

Parabéns pelo blog...

Jah vi muito blogzinho...

Mas esse tá em outro nível...
Táh muito bom msmo o seu blog..
Vce conseguiu resgata o Rock com êxito, o meu pai é rockeiro fanático,ele tem todos os discos que voce selecionou,exceto o do bob dylan e do Led, e aprendi a gosta de sabbath,acdc e paranoid,e d bob dylan também,mas aí é otra história!

Gostei msmo!
Dpois da uma passada no meu blog

http://semtosquices.blogspot.com/

Luna disse...

Maravilhosa a lista (e o blog). Adoro hard rock! E o Bon Jovi merece estar na lista sim, ora pois!

O que eu tenho pra dizer!!! disse...

gostei da seleçao (so do Kiss que nao) hehe
:)