segunda-feira, 21 de abril de 2008

The Mars Volta, o progressivo do sec. XXI



The Mars Volta é uma banda estadunidense fundada por Cedric Bixler-Zavala e Omar Rodriguez-Lopez, em 2001, que antes eram membro da banda At The Drive-in e também tinham um projeto paralelo chamado De Facto. Essa era uma banda que tinha influências basicamente de reggae, música electronica, música latina, salsa e jazz, o que resultava em um som distinto e universal. Com o tempo foram entrando novos membros no De Facto, lançando CDs e fazendo , principalmente no lançamento do segundo disco (Megaton Shotblast) , fama instantânea . Com isso decidiram largar o At The Drive-in e se dedicar ao De Facto, que logo se transformou em The Mars Volta (nota-se apenas uma modificação do nome ).

Então, finalmente há a criação do The Mars Volta, uma banda não muito conhecida pelas massas porém de grande técnica e capacidade musical. Simplesmente uma das melhores bandas da atualidade, fugindo completamente dos estilos vistos atualmente, como Emocore e Indie Rock. O TMV (se me permitem chama-lo assim) é considerada como uma banda de rock psicodélico , jazz, música latina e rock progressivo. Além de ótimos músicos com álbuns conceituais, a banda também é conhecida pelos seus enérgicos e vigorosos, com grande improvisação ao vivo.

Discografia:

De-Loused in the Comatorium:



De-Loused foi o trabalho unificado de fantasia que contava uma história de um viciado de drogas em coma, na primeira pessoa. Apesar das letras implícitas, The Mars Volta alegava em entrevistas que o protagonista do álbum era baseado em um antigo amigo Julio Venegas, ou "Cerpin Taxt", como mencionado na história, que esteve em coma por vários anos antes de acordar. Nessa época a banda não possuia um baixista. Flea, renomeado baixista dos Red Hot Chili Peppers, tocou baixo em nove das dez música do LP. De-Loused se tornou seu maior hit tanto para a crítica quanto comercialmente, vendendo 500.000 cópias.







Frances The Mute:




Frances se tornou um hit comercial ainda maior que De-Loused, vendendo 123.000 cópias em sua primeira semana e estreando como o número quatro na lista de álbuns da Billboard, principalmente porque "The Widow" recebeu considerável divulgação no rádio. Críticas ao álbum variaram bastante. Talvez o fato mais incrível do álbum, seja o grande envolvimento de Omar em sua criação. Ele escreveu todas as partes instrumentais, assim como realizou os arranjos e a produção.





Amputechture:




O processo criativo continuou o mesmo: Omar compondo a parte musical para Cedric poder escrever as letras, mas desta vez, com mais liberdade para contar histórias obscuras e inusitadas, e iserir vinhetas estranhas, piadas subliminares, toda a sorte de pessoas, eventos, e memórias. Cedric Bixler Zavala encontra novos timbres e registos com os quais lançar as suas letras de poesia surrealista, cantando frequentemente em registos agudos e melódicamente elaborados.





The Bedlam In Goliath:



O Mars Volta apresenta mais um disco conciso e de qualidade certeira. Está tudo lá no tal liquidificador da banda: jazz, música latina, garage rock, insanidade, progressivo, prazer exacerbado, violência sonora, lirismo, liberdade, experimentalismo... Tudo triturado e devolvido aos ouvidos de modo que a sonoridade da banda seja assimilada de maneira interessante e ousada em relação ao universo pop mundial. Mas não em relação ao universo particular em que o Mars Volta vive. Já que no universo da banda ousadia não é novidade. Parece ser mesmo uma necessidade.






12 comentários:

Unknown disse...

Muito legal seu blog, me lembrou meu tempo adolescente no Hangar 110 em Sao Paulo, tempos que nao voltam mais...

se cuida

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fabio disse...

eae parcero

sera q vc poderia votar no meu blog( é o numero 26)?

http://www.orkut.com/CommPollVote.aspx?cmm=6567127&pct=1208615851&pid=1357790824

valeu

www.bardosmoke.blogspot.com

LETÍCIA CASTRO disse...

É, vou ter que buscar umas musiquinhas do The Mars, porque não os conheço e agora fiquei curiosa com o post de vcs.

Falando nisso, tem um monte de post novo lá no Babel. Vcs exigiram e eu, muito sabiamente, obedeci! hehehe

E tb tem um presentinho de grego lá para vcs, mas se não quiserem postar, não tem problema. Eu fiz porque nunca tinha feito e resolvi participar da brincadeira (coisas da blogosfera). Sim, é o temido "meme" hehehe mas é legal, dêem uma olhada lá.

Bom, ficamos por aqui, esperando vcs por lá!

Beijos a todos!

Letícia.

http://babelpontocom.blogspot.com

Fabio Bustamante disse...

passa la no meu blog, tem um meme para o The Rock Zoo. É o primeiro meme da postagem, ok?

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Unknown disse...

Caros amigos,

Venho por meio desse divulgar a mais uma fonte de conhecimento musical disponível na Internet. Cultura deve estar disponível de graça para todos. Minha intenção não é disponibilizar lançamentos ou clássicos. O meu objetivo é divulgar apenas aquilo que aprecio para os que ainda não conhecem. Aqueles que tem a cabeça aberta pra novidades serão bem vindos. Sugestões também são bem vindas, eu estou sempre disposto a conhecer coisas novas que meus visitantes possam me indicar.

Obrigado pela atenção.

Equipe CDteca Digital
http://cdtecadigital.wordpress.com/

LETÍCIA CASTRO disse...

Lopezz, kd vc??? A galerinha sumiu da blogosfera, estamos com saudade!!!
Beijão!
Letícia.
http://babelpontocom.blogspot.com/

Thiago Pacheco disse...

Hei meu caro!
Estava um tempo sem vir aqui!
Como sempre dando um verdadeiro banho de conteudo músical pra galera!

Seu blog continua melhorando!
Abração!

SeuHipocrita .net disse...

sou fã de mars volta e at the drive in!

aceita parceria?

abraço!

http://seuhipocrita.blogspot.com/

Fabio Bustamante disse...

vlw pelo comentário Pedro! Vc perguntou meu time né? so Cruzeirense! seus avós moram aqui, né? vc conhece São Lourenço?

LETÍCIA CASTRO disse...

Feliz dia dos namorados para a galerinha toda e bons estudos!
beijo!
Letícia.

verena disse...

Muito legal o blog! Virou link no meu, que está no comecinho mas tem muita coisa boa para mostrar!

Abraços!