quarta-feira, 2 de abril de 2008

Airbourne, hard rock puro e decente

O hard rock não morreu, isso é fato. Dinossauros como Deep Purple, Scorpions, Van Halen e Whitesnake (que lançou álbum novo recentemente) mantém o gênero vivo e saudável como nunca, fazendo turnês mundiais e entrando em estúdio para deleite dos fãs. Outras, como o Guns and Roses, se distanciaram de suas raízes hard rock e foram na direção do rock mainstream, ou saíram de cena devido às atitudes de seus integrantes (eu ouvi Axl Rose?).

Só que uma coisa é preocupante: o hard rock está nas mãos dessas bandas clássicas, mas elas não estarão aí para sempre. Poucas bandas novas focadas no hard rock surgem, e a maioria simplesmente não sabe captar a essência do gênero.

Eis que surge o Airbourne. Criada por volta de 2004, a banda tocou em pubs australianos até gravar o seu primeiro álbum em 2005, Ready to Rock. O disco deu certo destaque ao Airbourne, que em 2005 se mudou para Melbourne e assinou um contrato de 5 discos com a gravadora Capitol Records. Desde então tocaram juntos com Mötley Crue e Rolling Stones, além de festivais diversos. Eis que eles gravam o cd Runnin' Wild, esse sim, mostrando que o hard rock tem novos representantes competentes.

Influência da banda
O Airbourne tem uma pegada bem crua e pesada, como o hard rock raíz. A semelhança com os australianos do AC/DC é inconfundível. O vocalista Joel O'Keeffe tem uma voz e maneira de cantar muito parecida com Brian Johnson, frontman do AC/DC. As músicas do Airbourne também têm grande semelhança com as faixas dos australianos lendários. E eles não escondem isso. Afinal, porque esconder que foi inspirado por uma das melhores bandas de hard rock que já existiram? AC/DC com certeza está orgulhoso.

O cd Runnin' Wild

O disco que lançou o Airbourne pelo mundo foi gravado em 2006 nos EUA, com produtor musical lendário Bob Marlette (que produziu álbuns de monstros como Black Sabbath, Shinedown e Alice Cooper). Além dele, a banda contratou Andy Wallace (Guns and Roses, Nirvana, Linkin Park, Slipknot) para mixar o cd. Produziram então 40 músicas, e destas eles selecionaram 11 para o cd. Gravaram o disco com os amplificadores com o volume no 11, segundo o guitarrista Ryan O'Keeffe:

"Um dos meus tímpanos explodiu, porque eu estava com os headphones com o volume bem alto (risos). Então eu gravei o álbum com uma orelha!"

Ou seja, é um disco bom pra cacete. Certamente deve ser conferido por aqueles que se dizem amantes não só do hard rock, mas do prórpio rock n' roll em geral.

Concluindo
O Airbourne é uma das raras bandas novas decentes de hard rock, e está ascendendo na música rapidamente. Eu até iria mais longe para dizer que, se continuarem no caminho em que estão, serão grandes representantes do hard rock no futuro não muito distante. Eles possuem a energia e atitude corretas para isso. Ryan disse:

"Nos irritamos com as pessoas nos dizendo que todas as bandas que escutávamos eram velhas e que nós deveríamos estar tocando Blink-182. Então nós sempre vamos aos palcos e tentamos provar nosso ponto de como é bom rock n' roll."

E eles estão conseguindo.

Um clipe da música Too Much, Too Young, Too Fast, um dos singles principais do Airbourne:

2 comentários:

Anônimo disse...

eh incrivelmente parcido com o AC/AD realmente, oq eh uma grande qualidade!

Lopezz disse...

sim, eles tem um som bem hard rock do AC/DC, por isso que eles são r0x

não vejo como plágio, mas sim como uma espécie de homenagem muito bem feita, se as bandas novas captassem a inspiração dessa maneira a musica teria qualidade muito maior hoje