sábado, 12 de abril de 2008

[História] - A era mais animada do Rock! (Parte 2)

Continuando a Coletânea História do Rock do Rock Zoo. (Segunda Parte)
Link da Primeira Parte (Clique Aqui)
No final, Download das melhores músicas dos artistas Chuck Berry, Elvis Presley, Bill Haley, entre outros.
---------------------------------------------------------------------

Aonde Paramos:
O Disk Allan Freed já modelava o ritmo do Rock em seu programa de rádio, nomeando o novo estilo de “Rock’n Roll”. Mas quem definiu a batida foi Bill Haley:


Bill Haley:
Merece o título de “Pai do Rock”. Criou o ritmo a partir das batidas de jazz. O sucesso veio em 1954 com Shake Rattle and Roll, primeiro grande hit da história do rock.

O maior sucesso foi Around The Clock (Clássico! Você já deve ter ouvido em festas...), gravado por Bill Haley com sua banda The Comets.

A temática de suas músicas era inocente e ao mesmo tempo dançante. Porém, não conseguiu continuidade na sua carreira, sendo vítima do próprio ritmo que criou. Com o surgimento de astros mais jovens (Elvis, Berry etc.), que eram de mais fácil identificação com o público e simbolizavam melhor o estilo rebelde e jovem. Bill parecia um velho no meio da garotada, sendo julgado como ultrapassado. Uma pena.
Bill Haley morreu em 1981, aos 55 anos, de ataque cardíaco, após um derrame cerebral, no Texas.

Cantou Rocket 88, considerada a primeira música de rock da história, de Ike Turner.

Mas sobre esse artista

Playlist com as músicas de Haley

A partir de Bill, começaram a surgir em massa vários outros grandes artistas, reforçando e fortalecendo o rock.

Preconceito: As classes conservadoras da sociedade estadunidense não suportavam esse tipo de música. Em função disso, as rádios buscavam um jovem branco bonitinho que pudesse representar o estilo. E acharam Elvis Presley. Porém moda continuava, com a juventude adotando a rebeldia e delinqüência como exemplo a ser seguido. Era um ritmo desafiador, uma forma de reposta juvenil contra seus pais conservadores.



Elvis Presley: Rei do rock. Sem Elvis Presley não haveria Beatles e sem Beatles todo o rock inglês seria diferente e provavelmente restrito à Inglaterra. Sem Elvis não haveria Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly ou Gene Vincent. Sem Elvis, o rock provavelmente teria sido apenas um estilo americano.

Por quê? Porque até o surgimento de Elvis, todo mau comportamento era restrito aos negros. E dentro desta lógica racista, música negra era música pagã, portanto tabu e pecado. Elvis, ao rebolar e se portar instigantemente sexual, atropelou o grande tabu anglo-saxão protestante (sexo). Ao fazer sucesso com isso permitiu o apoio comercial que foi decisivo na evolução do estilo musical, e no processo deu passe livre para mais de uma geração artística seguir o mesmo caminho.

É impossível negar que grande parte do material produzido por Elvis Presley depois da década de cinqüenta, é em termos de rock ‘n’ roll, de qualidade duvidosa, senão medíocre.

Porém ele bateu vários recordes que permanecem até hoje, como o maior número de músicas nas 100 + paradas dos EUA e o maior número de discos de ouro.
Maiores sucessos: Jailhouse Rock, Love me Tender, Viva las Vegas, Suspicious Mind etc.

Mais sobre esse artista

Playlist com as músicas de Elvis


Chuck Berry: Mas um negro que surgia no cenário musical. Chuck foi um dos principais representantes do estilo na época, influenciando vários jovens. Infelizmente sofreu com o preconceito, que o impediu de alcançar mais sucesso. Ele sobe às paradas com a música Maybline.

Mais do que tocar rock Chuck Berry criou um estilo com suas letras e presença de palco que viriam a ser influência de todos dali para frente. Suas letras eram simples e falavam do cotidiano de seus ouvintes, garotas, carros e conflitos de geração; foi o primeiro compositor de rock a pregar o amor como diversão e sem maiores compromissos.

Seus maiores sucessos foram Johnny B. , School Days , Roll over Beethoven, entre outros.

Boa parte do sucesso se deveu à incrível presença de palco. Mais do que cantar, Berry tocava guitarra como um demônio, gesticulando, correndo e fazendo o seu clássico "duck-walk". Era mais do que um cantor, músico ou poeta. Chuck Berry foi o primeiro artista de rock completo.
The Beatles e Rolling Stones tocaram vários covers de Chuck.

E ele ainda está vivo, com 80 anos. Não pense que Chuck Berry é um cara que vive do passado, porque no começo do ano que vem, ele lança seu primeiro disco com material inédito em 20 anos.

Mais sobre esse artista

Playlist com as músicas de Berry



Little Richard: Negro, afeminado, maquiado e com um penteado no mínimo exótico. Não precisa dizer o impacto que foi a sua presença para a sociedade conservadora.

Criou o grito de guerra mais conhecido do Rock ‘n Roll > a wop bop a loo bop a lop bam boom . Com seu sucesso Tutti Frutti.

Guerra de Gravadoras: Com Elvis tirando onda no topo das paradas, as outras gravadoras procuravam artistas que pudessem rivalizar com o rei. Lançava-se Roy Orbison com Ooby Dooby e Gene Vincent and The Blue Caps com Be Bop A Lula.

Com uma sonoridade um pouco diferente, mais marcada pela música negra de origem, principalmente gospel, começava a despontar o talento de James Brown com o quase soul Please Please Me.

Com o ingresso de Elvis nas forças armadas Jerry Lee Lewis era o candidato natural para seu posto, rebelde, carismático... e branco. Seu apelo ao público era proporcional ao seu ego e Great Balls of Fire rapidamente se tornou o sucesso.

Continuando: Elvis Presley, de volta de seu serviço nas forças armadas, passaria de rockeiro rebelde a entertainer familiar, gravando praticamente apenas baladas. A juventude finalmente notara que Bill Haley e Allan Freed afinal já não tinham idade para serem ídolos jovens. Talvez o rock finalmente tivesse morrido. Ou talvez apenas precisasse de algumas mudanças...


No Próximo post...o rock inglês domina o mundo com Beatles e Rolling Stones.

--------------------------------------------------------------------------

Os Puxa-sacos: Alice Cooper se baseou em Screamin’ Jay Hawkins. Um cantor dos anos 60 tão bizarro como o Cooper. Seus shows eram apresentações bizarras, com caixões, aranhas falsas, fogos de artifício e um cajado com uma caveira enfiada nele, chamada Henry. Uma clássica aparência voodoo.
Esse figura escreveu seu nome na história do blues. E nos deixou uma frase muito interessante que diz:

"Eu vim para este mundo negro, nu e feio. E não importa o quanto eu acumularei aqui, é uma curta viagem. Vou sair deste mundo negro, nu e feio. Então eu aproveito a vida."

Abraços, qualquer critica ou comentário, estou a disposição. =]
----------------------------------------------------------


Uma observação: Nosso Blog ganhou Medalha de Ouro. Por ser um blog sério e de qualidade! Parabéns equipe Blog Rock Zoo ™
Eis o link do concurso

Até a próxima!

25 comentários:

Henrique disse...

cara, eu tava pensando em começar a escrever um livro sobre a história do rock desde os primordios até os dias de hoje *.*


aonde tu conseguiu toda essa informação? to querendo achar a fonte :P


se puder visita:


www.frieiracerebral.blogspot.com

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa cultural.
São postagens assim que precisamos

Natália Coelho disse...

Sou ignorante nestes assuntos, o único que conheço pouco e escuto ás vezes é Elvis Presley!

Desculpa por não fazer um "comentário sábio".

Abraço

Anônimo disse...

Muito legal essa sua idéia de falar sobre a história do rock. Curiosidade é o que não falta.

Outro ponto importante: é uma forma da gente aprender um pouco mais sobre essas pessoas que fizeram a hitória do nosso querido rock n'roll.

Parabéns mesmo!

Abraços,
www.blogonews.blogspot.com

Thiago! disse...

Caramba...quanta informação...já conhecia alguns dos artistas mencionados...mas naum tanto quanto vc's!^^

Parabens pela medalha de ouro!

e gostei tambem do avaliador da postagem...gostei tanto que coloquei no meu tbm!:O

Desculpa por não fazer um "comentário sábio".[2]

Blind disse...

Muito bom! continuem com o trabalho ai, o blog está ótimo!

Siddhartha disse...

Cara, foi mal a demora em comentar mas tava lendo tudo.

Putz meu! Muito massa seu blog! Só os dinossauros que eu adoro!

Ainda vou ver os vídeos e seu post sobre The Doors, mas fiquei de cara com a qualidade do seu texto.

Mto massa! Já adicionei aos meus favoritos e voltarei aqui com toda certeza!

Cara, Little Richard é du caralho!

Abraços!

Não deixem de conhecer meu blog com estatégias de divulgação e métodos para aumentar o tráfego de seu site/blog.

http://promocaosite.blogspot.com/


HypeNET - Veja os vídeos mais engraçados da internet/youtube


ArcView, ArcGIS, ESRI, GIS, Geoprocessing, Remote Sensing,
Casa em Itacaré, World Cup In Brazil 2014 - FIFA, Extreme Sports Point - See greatest videos, Psico-ativo

Fabio disse...

Oo caramba, de onde vc tirou tanta informação, mt bom parabens

Paulo Eduardo disse...

Kra parabéns por um dos melhores posts sobre a história do rock!

Tenho que reconhecer seu ótimo trabalho!

=P

AndyZEN disse...

Nossa! Linda matéria sobre os princípios do Rock! Particularmente au gosto de Elvis Presley, e olha que não sou da geração. Ele morreu quando eu tinha seis anos. Parabéns pela precisão da informação.

Flá Romani... disse...

Nossa que post heim!!!

Obrigada pelo comentário no meu blog...realmente não sei porque a imagem fica andando lá... porque eu deixo o código bonitinho... huahauhauha, deve ser bug!!!

Poxa, sabia que não curto Elvis!!! Será que sou a única na face da Terra que não curte ????? Eu adorei mesmo o post... amo musicas ^^

parabénssssss

Ninguém disse...

Tô pasma com o tanto de informação que encontrei aqui e que nao esperava encontrar! Você fez um excelente trabalho reunindo todas esse informações e colocando-as assim em contexto sequencial!
É sempre muito bom saber um pouco mais de música, ainda mais pra mim que gosto muito desse rock´n roll puro, diretamente dos seus primordios, com toda aquela influência magnifica do soul!
Adorei o post, to indo ler a primeira parte!

Daniel Augusto disse...

putz...que legal o texto sobre historia d rock...da pra ter uma noção muito mais completa sobre como nasceu nosso querido rock...


^^"

bye

Paulo Fontes disse...

legal kra, mas suas postagens sao mt grandes

Will disse...

Parabens pela medalha de ouro ^^
eu tbm recebi =p

http://fodasticosdanet.blogspot.com/
Comente :D
Eu recebi o selo medalha de Ouro :p

Unknown disse...

confesso que não sou muito ligado nessa cultura do rock, mas concordo que ela tomou conta do mundo e merece seus valores!
parabéns pelo blog!

Unknown disse...

resposta em relação ao meu blog:

com certeza a peste da homofobia não está relacionada apenas com o pseudo-moralismo. Mas se você analizar esse iceberg verá que no topo da formação dos nossos conceitos e costumes está a religião que contribui para formar o nosso moralismo. Creio que vc tenha se confundido quando disse que "também" temos influencias dos custumes? O que seriam esses costumes senão moralismo?

Paulo Fontes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
B. disse...

Rock n' roll, filho!!!
É isso ae!!!
Sabia que todos os meus amigos, que eu considero, são roqueiros, e mesmo os ecléticos, são mais pro lado do rock. Acabaram virando por influência minha1 Tenho uma amiga que não sabe NADA dos Rolling Stones, Kiss, Scopions, essas coisas q são importantes pra entender o rock. EU digo pra ela que ouvir simple plan e musiquinhas atuais não vai adiantar nada.
Eu não gosto tanto assim de músicas antigas, não conheço mtas como vc deve conhecer, mas gostar e caeitar, eu faço, e com prazer! Gosto de jazz tbm, pelo rock vir dele, me sinto legal com esse estilo.

ma disse...

Muito lindo e bem feito o post!
Parabéns!

Passa lá no blog tb!

http://babelpontocom.blogspot.com

See you later, alligator!

Rafael Almeida Teixeira disse...

Consegui!

Cara não li tudo, mas gostei do que li. Gostei também das imagens.

Abraços

O Grapiúna

LETÍCIA CASTRO disse...

Lopezz, muito obrigada pelo seu comment, adorei e tava precisando mesmo de um incentivo assim.

Tô organizando uma lista de blogs amigos para ser lançada essa semana e o seu também estará lá no Babel.com. É de parceria boa que a gente precisa, não é mesmo!

Abração e sucesso!

Letícia

Thiago Borges disse...

Excelente postagem histórica cara!
Bom pra quem paga de roqueiro e não conhece as origens, achando que o rock começou com Nirvana!

Parabéns!

Matheus Tavares disse...

Valwu pelos comentários galera!
aguarde o próximo capítulo do post hisatória e as músicas para baixar!

abraços!

Anônimo disse...

poww

massa essa parte

o que seria do rock, tal como conhecemos sem esses mosntros?

o que seria de mim, um pagodeiro ?

rsrs

abraços

:)